Tendo por objectivo fundamental privilegiar a inserção e a melhoria da posição social das mulheres Cabo-verdianas (numa perspectiva de género) e promover a sua participação no processo de desenvolvimento económico, social e político das suas comunidades e do país, de modo a melhorar as condições de vida das mesmas e das famílias, a Morabi elegeu as Parcerias como uma das formas privilegiadas de atingir os seus objectivos:

Assim tem vindo a estabelecer um quadro de parcerias nacional e internacional, sendo as mesmas vinculadas através de protocolos assinados entre as partes. A nível nacional estas se estabelecem, com entidades públicas e privadas, autoridades locais, associações e organizações não governamentais e empresas privadas e públicas.

A nível Internacional, estabeleceram-se acordos com organizações públicas, doadores internacionais e com organizações não governamentais.

Vamos referir as parcerias mais significativas.

Organizações públicas:

ICIEG - Instituto Caboverdiano de Igualdade e Equidade de Género

IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional

PNLP - Programa Nacional de Luta Contra Pobreza

Ministério da Agricultura

Direçcão Geral de Pescas

Casa do Direito

ONU MULHER

Organizações internacionais e nacionais

Cooperação Austríaca, Espanhola, Francesa, e Suíça; Embaixadas dos Estados Unidos de América, dos Países Baixos e de Portugal; Organizações Internacionais como a FAO, USAID; as Agências do PNUD como FNUAP, UNICEF, a UNESCO, Lux Devellopment; a Fundação Africana de Desenvolvimento (ADF); o Banco Africano de Desenvolvimento/AMINA; o Fundo Canadiano de Apoio à Iniciativas Locais; a IPPF; ENDA SANTÉ; a União Europeia; JICA – Agência Japonesa; ONG's internacionais como a ICEIDA, a ACDI/VOCA, a IRAM, a MARARIA, a CIC Portugal e outras ONG Nacionais e Associações de Base, bem como as empresas privadas como a SHELL e a SITA.

REPRESENTAÇÃO EM FEDERAÇÕES E COMISSÕES

A MORABI é membro fundador da FAM-F, Federação Cabo-verdiana das Associações que operam na área do Micro-Finanças, Membro da Comissão Nacional dos Direitos Humanos e Cidadania, do Conselho Consultivo do MCA-CV e tornou-se membro de redes e federações Internacionais que se ocupam da problemática da mulher e do desenvolvimento, entre as que se destacam a FDIM, Rede das Mulheres Sahelianas, a Rede das ONG’s para a Luta contra a Desertificação, entre outras.

Sinergias Criadas

Acordo com a BENFAM, do Brasil, para aquisição de preservativos a serem vendidos em Cabo Verde num sistema de marketing social, como forma de adquirir fundos para apoiar actividades na área do combate ao VIH-Sida.

♣ Acordo com a ENDA SANTÈ para trabalhar com os TPS, PVVIH e UDI, nas ilhas de Santiago, Sal e S.Vicente

♣ Acordo com a GTZ para venda, num sistema de marketing social, dos preservativos dessa instituição.

♣ Acordo com o Liceu Pedro Gomes no âmbito do financiamento da OSIWA para realização de palestras sobre Saúde Sexual e Reprodutiva.

♣ Sinergias com outras instituições governamentais e ONG’s

♣ Sinergias com o serviço de crédito da MORABI na concessão de créditos aos PVVH;

Participação em Campanha, tais como Associação Zé Moniz, Verdefam, etc. para sensibilização para as questões de prevenção VIH-Sida, Vacinação, Cólera, Diarreia e Aleitamento materno.

 

Este site foi financiado pela Cooperação Espanhola, no quadro da execução do Projecto "Capacitação e Melhoria Das Condições de Vendas das Vendedeiras dos Mercados de Santiago", que conta com a participação da ODAM - ONG Espanhola e MORABI.