Notícia

A MORABI – Associação Cabo-Verdiana de Auto-promoção da Mulher comemora no próximo dia 28 de Março do ano corrente o seu XXº Aniversário. Para a comemoração desta efeméride, a MORABI preparou o seguinte programa:


23 Janeiro de 2017

Cerimónia de Assinatura do Contrato de Donativo do Projeto de Aquisição de uma Clinica Movel e de materiais Médicos, no quadroo de Assistência a Projetos locais da Embaixada do Japão
A 23 de Janeiro de 2017, a Senhora Keiko EGUSA, Conselheira, Chefe de Missão Adjunta da Embaixada do Japão, acreditada em Cabo Verde, procedeu a assinatura de um Contrato de Donativo a MORABI, Associação Caboverdiana de Auto-Promoção da Mulher, no quadro de Assistência a Projetos Locais.


Ler mais

Maio de 2015

Depois de 20 anos do programa de Promoção Sócio-económica da Mulher, que passou para Micro crédito e que em Abril de 2012 transformou-se no programa de MORABI MICROFINANÇAS, recebeu no dia 22 de Março, em Genebra Suiça o seu Prémio Prémio Century International Quality ERA 2014, na categoria Ouro, através da selecção feita pela Business Initiative Directions (...)


Ler mais


18 de Maio 2015

No âmbito da «Proposta Técnica e Metodológica de Consultoria à Câmara Municipal de S.Miguel no domínio de Formação e IEC - Informação, Educação e Comunicação» numa parceria entre a Lux-Development e a Câmara Municipal de S.Miguel, na ilha de Santiago.


Ler mais

17 de Março de 2015

No âmbito do “PROJECTO TRANSFORMAÇÃO CASEIRA ALIMENTAR E COMERCIO INFORMAL”, Co - Financiado pela Embaixada dos Estados Unidos em Cabo Verde, UNITEL T+ e MORABI, vão ser realizadas duas ações de formações no mês de Março de 15,(...)


Ler mais

Abril 2014

Abertura da sala de Formação e Promoção Empresarial e Encerramento e entrega dos Certificados das Formações Gestão Financeira/Empreendedorismo e Relações Públicas, para as Mulheres de Produção Caseira, Mindelo.


Ler mais


21 de Abril 2014

Programa de Entrega de Caixas Isotérmicas e Encerramento do Projeto” Promoção do associativismo, das capacidades técnicas e do exercício da cidadania nas comunidades piscatórias de Porto Novo, Maio, Ribeira Brava e Tarrafal de S. Nicola, em Cabo Verde


Ler mais

16 de Abril 2014

ENTREGA DE CAIXAS ISOTERMICAS E ENCERRAMENTO OFICIAL DO PROJETO PROMOÇÃO DO ASSOCIATIVISMO DAS CAPACIDADES TECNICAS E DO EXERCICIO DA CIDADANIA NAS COMUNIDADES PISCATORIAS DE PORTO NOVO, MAIO, RIBEIRA BRAVA E TARRAFAL DE S. NICOLAU.


Ler mais

8 de Março 2014

As palestrantes foram as Senhoras, Hermínia Curado Ferreira, Coordenadora da Rede-Sol-Praia e Lúcia dos Passos, Presidente da MORABI. O acto foi presidido por Sua Excelência, Ministra-Adjunta e da Saúde - Dra. Cristina Fontes Lima. Várias actividades a nível cultural também foram realizadas no mesmo dia, com a participação das Batucadeiras “Obama” e “Buliladera”, Associação de Guiné-bissau, Associação São Tomé e Príncipe.


Ler mais


8 de Março 2014

No âmbito do Acordo de Cooperação assinado entre Aldeias SOS e Morabi, para o Programa de Reforço das Estruturas Familiares e prevenção do Abandono Infantil, executado pela Aldeias SOS de Cabo Verde, e financiado pela ajuda do Governo de Luxemburgo através da SOS Vilages d´Enfants Monde, realizou-se três grupos de formação em Gestão de Pequenos Negócios, na cidade da Praia e Mindelo, no período de 17 de Fevereiro a 08 de Março de 2014.


Ler mais

8 de Março 2014

No âmbito das atividades do Projecto “Fronteiras e vulnerabilidade em VIH/SIDA - FEVE” executado pela MORABI e enquadrada nas atividades de Comemoração do dia Internacional da Mulher, a MORABI pretende realizar em parceria com o Associação dos Guineenses Residentes em Cabo Verde - AGRCV, ICIEG, Câmara Municipal da Praia e UCI- Unidade de Coordenação de Imigração, uma Palestra sobre a «Igualdade de Género e VBG», dirigida a Mulheres e, em especial, as Imigrantes dos países da África Ocidental.


Ler mais

8 de Março 2014

ATIVIDADE COMEMORATIVA DO DIA 08 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER.


Ler mais


31 de Julho 2013

As Aldeias Infantis SOS Cabo Verde e a MORABI assinaram na manhã de 31 de Julho de 2013, um acordo de cooperação válido por um período de 5 anos que visa o desenvolvimento integral de famílias carenciadas de oito (8) comunidades das Ilhas de Santiago (Rincão, Ribeirão Chiqueiro, Brasil, Kelém e Fonton) e São Vicente (Ribeira de Craquinha, Bela Vista e Ribeira Bote) através de atividades geradoras de rendimentos (AGR), de educação familiar e do desenvolvimento comunitário.


Ler mais

27 e 28 de Junho de 2013

No âmbito do Projecto: “Prevenção do VIH-SIDA e melhoria de qualidade de vida de PVVIH e população pobre de Cabo Verde”, financiado pelo FUNDO GLOBAL, a Morabi realizou uma visita de supervisão do projecto, nos dias 27 e 28 de Junho 2013 em Mindelo - São Vicente.


Ler mais

29 de Junho 2013

O Jardim/Creche comunitário do Sucupira surgiu no quadro de uma parceria com a MORABI, CMP e ICM (actual ICCA). Foi realizado no passado dia 29 de Junho do corrente ano, a sessão de imposição de fitas a 17 crianças, finalistas deste Jardim. Este acto contou com a presença dos técnicos da MORABI e das Monitoras do Jardim, para além dos pais e encarregados de educação dos finalistas.


Ler mais


11 de Agosto 2013

A 11 de Agosto do corrente ano, realizou-se uma feira de Saúde em Chã de Tanque – Santa Catarina, organizada pela Fundação P. Luiz Allaz, sendo a MORABI uma das parceiras.


Ler mais

13 e 14 de Agosto de 2013

No quadro do Projecto Fronteiras e Vulnerabilidades em VIH/SIDA financiado pela ENDA SANTÉ, a MORABI realizou nos dias 13 e 14 de Agosto na Praia – Santiago a formação em Aconselhamento e Comunicação em IST’s, Drogas e Álcool e dirigida aos membros e líderes de associações comunitárias de base do Município da Praia.


Ler mais

30 de Julho 2013

Uma Delegação da prestigiada universidade americana de Wellesley (Wellesley College) composta pelas Doutoras Vanessa Britto, Salwa Muhammad e Joanne Murray, responsáveis pelos sectores da Saúde, Estágios e Centro de Emprego e Serviços respetivamente, visitou as instalações da MORABI na tarde de 30 de Julho de 2013.


Ler mais


1 de Julho 2013

FORMAÇÃO EM CONSERVAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PESCADO E GESTÃO DE PEQUENOS NEGÓCIOS NO QUADRO DO PROJECTO –PLANO OPERACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESCA ARTESANAL EM CABO VERDE .


Ler mais

1 a 5 de Julho de 2013

A MORABI – Associação de Apoio à Auto Promoção da Mulher no Desenvolvimento, assinou com a Cooperação Espanhola, um contrato de financiamento para a execução do Projecto “Desenvolvimento das Capacidades Produtivas e Organizativas das Comunidades Rurais de S. Antão – 11-CAP1-0708”, com a duração de 18 meses.


Ler mais

13 a 17 de Maio 2013

A MORABI em parceria com a Fundação CETMAR – Centro Tecnológico del Mar – Espanha e a Direcção Geral das Pescas e com o financiamento da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID, realiza a formação de “Empreendedorismo e Micro Finanças para os Operadores de Pesca ” destinado a 25 operadores do Município do Sal. O curso terá a duração de 25 Horas, no período de 27 a 31 de Maio próximo e decorrerá nas instalações do Centro Cultural Municipal – Santa Maria – Ilha do Sal.


Ler mais


27 de Maio 2013

FORMAÇÃO EM CONSERVAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PESCADO E GESTÃO DE PEQUENOS NEGÓCIOS NO QUADRO DO PROJECTO –PLANO OPERACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESCA ARTESANAL EM CABO VERDE (PODPA-CV).


Ler mais

27 de Maio 2013

A MORABI assinou com a Direcção Geral das Pescas, em representação do Plano Operacional para o Desenvolvimento da Pesca Artesanal em Cabo Verde (PODPA-CV) a 24 de Abril de 2012, um contrato para a implementação de actividades ligadas à formação de vendedoras de produtos pesqueiros nos sectores de conservação.


Ler mais

13 a 17 de Maio 2013

A MORABI – Associação de Apoio à Auto Promoção da Mulher no Desenvolvimento, assinou com a Cooperação Espanhola, um contrato de financiamento para a execução do Projecto “Desenvolvimento das Capacidades Produtivas e Organizativas das Comunidades Rurais de S. Antão – 11-CAP1-0708”, com a duração de 18 meses.


Ler mais


14 e 15 de Maio 2013

A MORABI no quadro do Projecto Fronteiras e Vulnerabilidades em VIH/SIDA financiado pela ENDA SANTÉ, realizou nos dias 14 e 15 de Maio pp., no Município de Santa Catarina – Santiago a formação intitulada – Aconselhamento e Comunicação em IST’s, Drogas e Álcool.


Ler mais

6 a 12 de Maio 2013

A MORABI assinou com a Direcção Geral das Pescas, em representação do Plano Operacional para o Desenvolvimento da Pesca Artesanal em Cabo Verde (PODPA-CV) a 24 de Abril de 2012, um contrato para a implementação de actividades ligadas à formação de vendedoras de produtos pesqueiros nos sectores de conservação, transformação e comercialização do pescado, micro finanças, contas básica e empreendedorismo, assistência técnica para o desenvolvimento de um plano de negócio individual, e acesso ao crédito e outros produtos de micro finanças, a ser realizado num período de 5 anos.


Ler mais

29 de Abril 2013

A Exma. Senhora Embaixadora da Austrália Dra. Anne Plunkett, acompanhada da Dra. Raquel Leandro, na sequência da apresentação das suas cartas credenciais e da visita que vem fazendo a Cabo Verde até 2 de Maio próximo, esteve na tarde de 29 de Abril nas instalações da MORABI em Terra Branca – Praia.


Ler mais


15 a 20 Abril 2013

Enquadrado no Projecto “Desenvolvimento das capacidades produtivas e organizativas da população rural das comunidades da Ilha de S. Antão (Municípios de Ribeira Grande, Paul e Porto Novo)”, decorreu no período de 15 a 20 de Abril pp., uma acção de formação em Técnicas de Fabricação de Queijo.


Ler mais

Feira de Saúde em Ribeirão Manuel – Santa Catarina

A 5 de Maio do corrente ano, realizou-se uma feira de Saúde em Ribeirão Manuel – Santa Catarina, organizada pela Fundação P. Luiz Allaz, sendo a MORABI uma das parceiras.


Ler mais

26 de Março 2013

O Senhor Presidente da Assembleia Nacional, Dr. Basílio Ramos, visitou a MORABI, hoje dia 26 de Março de 13, no quadro da comemoração de Março, mês da Mulher. A delegação que acompanhou este ilustre visitante era composta pelas Deputadas Graça Sanches, Presidente da Rede de Mulheres Parlamentares Cabo-verdiana, pelas Deputadas Fernanda Cardoso, Virgínia Baessa e os assessores.


Ler mais


26 de Março 2013

Após a conclusão da 1ª Fase de formação de vendedeiras ocorridas em 2011, no qual foram capacitadas um total de 617 vendedeiras dos mercados da Praia e Sucupira, estas manifestaram interesse na criação de uma associação para melhor representar e defender os interesses da classe.


Ler mais

19 de Março 2013

A 19 de Março de 2013, no Salão do Centro Paroquial da Praia foi realizada a Cerimónia de Encerramento do Projecto “Capacitação e Melhoria das Condições de Venda das Vendedeiras dos Mercados de Santiago”, financiado pela AECID - Cooperação Espanhola e pela Agência Asturiana para o Desenvolvimento.


Ler mais

18 de Março 2013

O acto de encerramento do Projecto terá lugar no dia 19 de Março de 2013, pelas 16:00, no Salão do Centro Paroquial de Nossa Senhora da Graça – Praia e contará com a presença das Câmaras Municipais que participaram no projecto, representante das vendedeiras e da Cooperação Espanhola.


Ler mais


15 de Fevereiro 2013

A MORABI e a ONGD Asturiana O’DAM, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Catarina e com o financiamento da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID, encerra um conjunto de acções de formação e uma campanha que visa valorizar/motivar as vendedeiras com formação e compromisso de qualidade.


Ler mais

25 de Fevereiro 2013

A MORABI – Associação de Apoio à Auto Promoção da Mulher no Desenvolvimento, assinou com a União Europeia um contrato de financiamento para a execução do Projecto “ Promoção do Associativismo, das Capacidades Técnicas e do Exercício da Cidadania nas Comunidades Piscatórias de Porto Novo, Maio, Ribeira Brava e Tarrafal de S. Nicolau”, com a duração de 24 meses.


Ler mais

25 de Fevereiro 2013

No âmbito deste Projecto, realiza-se na localidade de Monte Trigo – Município de Porto Novo – S. Antão, a Atividade A1.2: Formação sobre Associativismo e Desenvolvimento Local, no período de 28 de Fevereiro a 1 de Março próximo.


Ler mais


13 de Fevereiro 2013

MORABI assinou no dia 04 de Fevereiro de 13 um protocolo de acordo com HabitáfRica e Câmara Municipal do Maio para reforço do programa de Microcrédito na Ilha do Maio, cujo objectivo geral é contribuir para a autonomização socioeconómica de pessoas em situação de pobreza na ilha do Maio


Ler mais

08 de Fevereiro 2013

PROJETO INTERINSTITUCIONAL «PRODUÇÃO CASEIRA ALIMENTAR» Encerramento e entrega de certificados das formações sobre Gestão de Micro e Pequenas Empresas-Oficina de Marketing e Informática para iniciantes em S- Vicente - Dia 8 de Fevereiro de 2013


Ler mais

17 de Dezembro 2012

FORMAÇÃO EM EMPREENDEDORISMO E MICRO FINANÇAS PARA OS OPERADORES DE PESCA NO QUADRO DO PROJECTO –PLANO OPERACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESCA ARTESANAL EM CABO VERDE (PODPA-CV)


Ler mais


17 de Dezembro 2012

FORMAÇÃO EM CONSERVAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PESCADO E GESTÃO DE PEQUENOS NEGÓCIOS NO QUADRO DO PROJECTO –PLANO OPERACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESCA ARTESANAL EM CABO VERDE (PODPA-CV)


Ler mais

19 a 26 de Novembro 2012

No âmbito deste Projecto, realiza-se na Cidade de Ribeira Grande, a Actividade R2.A5: Gestão Financeira do Negócio, Empreendedorismo e apoio contínuo à criação de Micro Empresas, no período de 19 a 26 de Novembro, totalizando 30 horas.


Ler mais

19 a 26 de Novembro 2012

No âmbito deste Projecto, realiza-se na Cidade das Pombas – Paul, a Actividade R3.A3: Elaboração e Gestão de Projectos de Desenvolvimento Local, no período de 19 a 26 de Novembro, totalizando 30 horas.


Ler mais


21 de Novembro 2012

A MORABI e a ONGD Asturiana O’DAM, em parceria com as Câmaras Municipais do Tarrafal e Calheta, com o financiamento da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID, anunciam a realização de um curso destinado aos fiscais, técnicos e agentes municipais.


Ler mais

27 a 31 de Agosto 2012

No âmbito deste Projecto, realiza-se na Cidade de Porto Novo – Ilha de S. Antão e na Cidade de Tarrafal – Ilha de S. Nicolau, a Actividade A2.1: Capacitação nas áreas de conservação, Transformação e Comercialização do Pescado, Gestão Financeira do Negócio e Empreendedorismo, no período de 27 a 31 de Agosto próximo, totalizando 30 horas de formação em cada.


Ler mais

27 a 31 de Agosto 2012

No âmbito deste Projecto, realiza-se na Cidade de Tarrafal – Ilha de S. Nicolau, a Actividade A2.1: Capacitação nas áreas de conservação, Transformação e Comercialização do Pescado, Gestão Financeira do Negócio e Empreendedorismo, no período de 27 a 31 de Agosto próximo, totalizando 30 horas de formação.


Ler mais


27 a 31 de Agosto 2012

No âmbito deste Projecto, realiza-se na Cidade de Porto Novo – Ilha de S. Antão, a Actividade A2.1: Capacitação nas áreas de conservação, Transformação e Comercialização do Pescado, Gestão Financeira do Negócio e Empreendedorismo, no período de 27 a 31 de Agosto próximo, totalizando 30 horas de formação.


Ler mais

20 a 22 de Agosto 2012

No âmbito deste Projecto, realiza-se na Cidade de Ribeira Grande – S. Antão, a Actividade R2.A3: Formação em Conhecimentos Básicos de Pecuária (noções básicas de cuidados animais, higiene, doenças e formas de tratamento), no período de 20 a 22 de Agosto de 2012, totalizando 18 horas de formação e englobando 25 participantes.


Ler mais

21 de Agosto 2012

SESSÃO DE ENCERRAMENTO DA FORMAÇÃO DE VENDEDEIRAS NA CIDADE DE ASSOMADA ENQUADRADA NO PROJECTO DE CAPACITAÇÃO E MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VENDA DAS VENDEDEIRAS DOS MERCADOS DE SANTIAGO


Ler mais


27 de Julho 2012

SESSÃO DE ENCERRAMENTO DA FORMAÇÃO EM ELABORAÇÃO DE PLANOS DE NEGÓCIO, DESTINADOS A AGENTES DE CRÉDITO E ANIMADORES SOCIAIS NO QUADRO DO PROJECTO –PLANO OPERACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESCA


Ler mais

30 de Abril a 4 de Maio 2012

A MORABI esteve no período de 30 de Abril a 4 de Maio passado na Ilha de S. Antão, procedendo à apresentação do Projecto CAP e à formação dos quadros locais que irão desempenhar funções de Agentes de Crédito e Animadores no Projecto.

De referir que, os agentes e animadores, foram seleccionados através de concurso, no início do mês de Abril passado.


Ler mais

24 de Abril de 2012

Uma das linhas principais de trabalho do Projecto Plano Operacional de Desenvolvimento da Pesca Artesanal (PODPA) é a melhoria da comercialização pesqueira e da rentabilidade das actividades dos vendedores/as de produtos pesqueiros.


Ler mais


20 de Abril de 2012

SESSÃO DE ENCERRAMENTO DA FORMAÇÃO DE VENDEDEIRAS NA CIDADE DE TARRAFAL ENQUADRADA NO PROJECTO DE CAPACITAÇÃO E MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VENDA DAS VENDEDEIRAS DOS MERCADOS DE SANTIAGO


Ler mais

13 de Abril de 2012

SESSÃO DE ENCERRAMENTO DA FORMAÇÃO DE VENDEDEIRAS NA CIDADE DE CALHETA S. MIGUEL ENQUADRADA NO PROJECTO DE CAPACITAÇÃO E MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VENDA DAS VENDEDEIRAS DOS MERCADOS DE SANTIAGO


Ler mais

28 de Março:

18H30: Biblioteca Nacional – Recepção dos Convidados; Apresentação site MORABI e novo logótipo; Entrega diploma aos membros e parceiros; Cocktail gentilmente oferecido pela MORABI aos convidados.


27 de Março:

10H00: Cadeia Civil da Praia – Entrega de Kits de Higiene Pessoal às Reclusas, em parceria com a CNDHC;

16H00: Câmara Municipal de Santa Cruz – Cerimónia de Encerramento e Entrega de Certificados a 100 Vendedeiras dos Mercados Municipais de Santa Cruz e 20 Fiscais e Técnicos da Câmara;

23 de Março

16H00: Biblioteca Nacional – Cerimónia de Encerramento e Entrega de Certificados a 130 Vendedeiras de Rua da Cidade da Praia, projecto executado em parceria com o ICIEG, Sistema de Nações Unidas e Câmara Municipal da Praia

Lançamento de novos produtos financeiros

Morabi assinará um Protocolo com a Garantia SA para comercializar em regime de exclusividade, produtos de micro seguros desenvolvidos pela Morabi - Micro Finanças


Ler mais


9 de Abril de 2012

Sessão de Encerramento da formação de vendedeiras na Cidade de Assomada enquadrada no Projecto de Capacitação e Melhoria das Condições de Venda dos Mercados de Santigo


Ler mais

19 de Março de 2012

A MORABI – Associação Cabo-verdiana de Auto-promoção da Mulher, assinou a 19 de Março de 2012, um protocolo de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação


Ler mais


 

Este site foi financiado pela Cooperação Espanhola, no quadro da execução do Projecto "Capacitação e Melhoria Das Condições de Vendas das Vendedeiras dos Mercados de Santiago", que conta com a participação da ODAM - ONG Espanhola e MORABI.